
A integração do transporte público que começou a funcionar nesta segunda-feira (21) beneficia apenas 4% dos passageiros do DF. De acordo com o DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) iniciativa atende cerca de 40 mil do total de um milhão de usuários. Os números são baseados na quantidade de pessoas que circulam na rodoviária do Plano Piloto. Os dados não consideram o número de usuários do metrô.
O sistema integra 57 linhas de ônibus que fazem o trajeto Ceilândia e Taguatinga com destino ao Plano Piloto, Guará I e II, Octogonal, Núcleo Bandeirante e Rodoviária Interestadual.
Por enquanto, a integração funciona em fase de teste das de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, das 8h à meia-noite. Domingos e feriados, das 6h à meia-noite. Segundo o DFTrans, ainda não há previsão de quando o novo sistema funcionará durante todo o período de circulação dos ônibus e nem quando será ampliado para todas as linhas do DF.
No primeiro dia de integração, muitos usuários foram para as paradas de ônibus sem saber como funciona o sistema.
A estudante Priscila Lima, de 21 anos, só soube que o DF agora tem sistema integrado de transporte porque recebeu um panfleto na parada de ônibus em Taguatinga. Ela mora no setor P Sul em Ceilândia, região administrativa do DF, e precisa se deslocar todos os dias para o trabalho no Plano Piloto. Para ela, o novo sistema precisa ser mais divulgado.
— Eu não sabia que os ônibus agora são integrados. Mesmo assim eu gostei da ideia. Se cumprirem como está escrito no papel será muito bom. Vou economizar na passagem.
Para evitar a demora dos ônibus, o DFTrans (Transporte Urbano do DF) estabeleceu o tempo de nove minutos entre um coletivo e outro. No primeiro dia, o sistema funcionou. Nas paradas do centro de Taguatinga, o que mais se via era ônibus com placa de integração.
De acordo com a Secretaria de Transporte, o sistema funcionará com 50 linhas vindas de Ceilândia e Taguatinga Norte e Sul. Elas serão integradas, no centro de Taguatinga (onde acorrerão as trocas de ônibus), a outras sete novas linhas (três delas expressas) – que seguirão para a Rodoviária do Plano Piloto, W3 Sul e Norte, SOF Sul (Setor de Oficinas), Rodoviária Interestadual, Guará I e II e Núcleo Bandeirante. Ao saírem de Taguatinga Centro, os veículos seguirão pela faixa exclusiva e pelas vias marginais da EPTG. Com isso, o usuário economiza, em média, 20 minutos em cada viagem.
Para utilizar o sistema integrado, os usuários precisam adquirir cartões com os créditos das viagens integradas, que começaram a ser vendidos no dia 14 de janeiro, nos postos do SBA/DFTrans (Sistema de Bilhetagem Automática) ou nas lojas de conveniência do BRB. O cartão pode ser usado no metrô e em qualquer linha de ônibus do transporte público. Quem já possui algum dos cartões, como o estudantil ou o vale-transporte, não precisa trocar, eles funcionarão normalmente. A recarga é feita nos mesmos endereços de compra.
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/em-fase-de-teste-integracao-do-transporte-publico-beneficia-4-dos-passageiros-do-df-20130122.html
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