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Brasília: Seu futuro será mobilidade urbana.


Mobilidade urbana




Obras do VLT na Asa Sul em Brasília (esquerda) e previsão de projeto pronto (direita) (Foto: GDF/Divulgação)










O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), anunciado para a Copa do Mundo de 2014, só deve ficar pronto depois da competição. Quando estiver concluído, o VLT ligará o Aeroporto Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte, em um percurso de 22,6 km, com 25 estações.
Principal projeto para melhorar a mobilidade urbana em Brasília para o torneio, a obra fazia parte da Matriz de Responsabilidade, documento assinado pelo governo do Distrito Federal e enviado à Fifa quando a cidade se candidatou como sede de jogos da Copa de 2014.
Os trabalhos foram suspensos pela Justiça e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cinco vezes antes da anulação do contrato pela 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, em abril de 2011.
A retirada da lista da Matriz de Responsabilidade ocorreu porque atrasos tornaram impossível a conclusão da obra até junho de 2014. A expectativa do Metrô, responsável pelo VLT, é que o veículo, orçado em R$ 1,55 bilhão, atenda 12 mil pessoas por dia quando for concluído.
Outra obra prevista na Matriz de Responsabilidade é a duplicação da rodovia DF-047, que dá acesso ao aeroporto JK. Os trabalhos tiveram início no fim de janeiro. A previsão é que o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER) conclua a obra em janeiro de 2014, a tempo da Copa do Mundo. O serviço está orçado em R$ 58,6 milhões e prevê também a construção de passagens subterrâneas sob o balão de acesso ao terminal.
Outras obras anunciadas
O governo chegou a anunciar uma série de obras nas vias de acesso do Distrito Federal e de melhoria na qualidade de serviços para o público das competições internacionais de futebol, previstas para 2013 e 2014.
O Bus Rapid Transit (BRT), sistema de ônibus trafegando em faixa exclusiva que vai ligar Santa Maria, Gama e Park Way ao Plano Piloto, estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. O Consórcio BRT-SUL é responsável pela execução do trecho 1 do corredor exclusivo, que terá 35 km de extensão. O projeto recebeu o nome de Expresso DF (Eixo Sul). O governo do DF afirma que a obra será concluída até a Copa do Mundo.
A ampliação do aeroporto JK teve início em setembro do ano passado, quando o consórcio Inframerica assumiu a administração do terminal. A previsão da concessionária é que o número de passageiros aumente em um terço até a Copa do Mundo.


O consórcio Inframerica anunciou que as obras da fundação do Pier Sul, que vai receber novas pontes de embarque, devem ser concluídas em junho. (Foto: Lucas Nanini/G1)Ampliação do Aeroporto JK teve início em setembro
do ano passado (Foto: Lucas Nanini/G1)














A concessionária anunciou que as obras da fundação do pier sul devem ser concluídas em junho deste ano. O local vai ser usado para receber novos acessos às aeronaves e receber mais 15 pontes de embarque até a competição do ano que vem. Para a Copa das Confederações, o consórcio espera que 18 mil pessoas passem pelo terminal para assistir à abertura da competição.
O contrato de concessão do aeroporto foi assinado no último dia 14 de junho e tem validade de 25 anos. Com um investimento previsto de R$ 2,8 bilhões, o terminal deve ampliar sua capacidade de 15 milhões de usuários por ano para 20 milhões, em 2014, e para 41 milhões, no final do convênio.
O consórcio informou que R$ 750 milhões serão investidos no processo de expansão. Até o Mundial de 2014, os terminais 1 e 2 serão reformados. Uma nova unidade será construída com 15 novas pontes de embarque, totalizando 28 acessos às aeronaves.


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