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GDF retoma fiscalização da faixa exclusiva da W3 Norte nesta segunda



Pardais foram instalados especificamente para flagrar irregularidades.
Obras de recapeamento e sinalização da via duraram sete meses.





Faixa exclusiva para ônibus na W3 Norte entra em vigor nesta terça (Foto: Filipe Matoso/G1)Faixa exclusiva para ônibus na W3 Norte
(Foto: Filipe Matoso/G1)














O Detran retoma nesta segunda-feira (13) a cobrança de multas aos motoristas que desrespeitarem a faixa exclusiva para ônibus da W3 Norte, em Brasília. A sinalização da avenida foi concluída com o fim do período de chuvas. Pardais foram instalados especificamente para flagrar as irregularidades.
Quem insistir em usar a faixa da direita, ao longo dos sete quilômetros da via, faixa exclusiva para ônibus estará cometendo infração leve, no valor de R$ 53,20, além de perder três pontos na carteira. Já os condutores dos ônibus que usarem as outras pistas poderão perder quatro pontos e pagar multa de R$ 85,13.
As obras de recapeamento do asfalto e de sinalização da via duraram sete meses. Carros e motos que precisarem entrar nas quadras ou nos estacionamentos só poderão acessar a via nos trechos pontilhados. Para muitos motoristas, o espaço é pequeno para a manobra.
“Acho que é insuficiente. Tem uma parte que precisa aumentar, porque senão a gente tem que dar uma fechada, né, para entrar”, disse a designer Márcia Hasslocher. O diretor do Detran, José Alves Bezerra, disse que existe a possibilidade de ampliar o trecho se ficar comprovado que o espaço não é suficiente.
Projeto

O corredor exclusi vo foi estabelecido em dezembro de 2011 na estradas parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Taguatinga-Guará (EPTG) e na W3 Sul. A criação das faixas tem como objetivo desafogar o trânsito nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico.
No caso da W3 Norte, o corredor começou a valer em 15 de maio de 2012, e se estendia da quadra 501, na altura da Faculdade de Medicina do DF, até a 716, no Setor Hospitalar Norte. Na época, o DFTrans disse que a expectativa era de que, nos horários de pico, o trajeto de ida e volta ao longo de toda a via sofresse redução de 15 minutos. Cerca de 200 ônibus trafegam diariamente pela pista nas horas mais movimentadas.

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