Pardais foram instalados especificamente para flagrar irregularidades.
Obras de recapeamento e sinalização da via duraram sete meses.
O Detran retoma nesta segunda-feira (13) a cobrança de multas aos motoristas que desrespeitarem a faixa exclusiva para ônibus da W3 Norte, em Brasília. A sinalização da avenida foi concluída com o fim do período de chuvas. Pardais foram instalados especificamente para flagrar as irregularidades.
Quem insistir em usar a faixa da direita, ao longo dos sete quilômetros da via, faixa exclusiva para ônibus estará cometendo infração leve, no valor de R$ 53,20, além de perder três pontos na carteira. Já os condutores dos ônibus que usarem as outras pistas poderão perder quatro pontos e pagar multa de R$ 85,13.
As obras de recapeamento do asfalto e de sinalização da via duraram sete meses. Carros e motos que precisarem entrar nas quadras ou nos estacionamentos só poderão acessar a via nos trechos pontilhados. Para muitos motoristas, o espaço é pequeno para a manobra.
“Acho que é insuficiente. Tem uma parte que precisa aumentar, porque senão a gente tem que dar uma fechada, né, para entrar”, disse a designer Márcia Hasslocher. O diretor do Detran, José Alves Bezerra, disse que existe a possibilidade de ampliar o trecho se ficar comprovado que o espaço não é suficiente.
Projeto
O corredor exclusi vo foi estabelecido em dezembro de 2011 na estradas parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Taguatinga-Guará (EPTG) e na W3 Sul. A criação das faixas tem como objetivo desafogar o trânsito nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico.
No caso da W3 Norte, o corredor começou a valer em 15 de maio de 2012, e se estendia da quadra 501, na altura da Faculdade de Medicina do DF, até a 716, no Setor Hospitalar Norte. Na época, o DFTrans disse que a expectativa era de que, nos horários de pico, o trajeto de ida e volta ao longo de toda a via sofresse redução de 15 minutos. Cerca de 200 ônibus trafegam diariamente pela pista nas horas mais movimentadas.
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua participação, mas cuidado com as palavras. Nós apoiamos a livre manifestação, porém bloquearemos cometários ofensivos ou pornográficos.