Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA AQUI O PERFIL DA HP TRANSPORTE COLETIVOS LTDA.

 Empresa / Histórico








































A história da HP está intimamente ligada ao surgimento e desenvolvimento do sistema de transportes coletivos urbano da cidade de Goiânia e sua região metropolitana.

Em 1969, após participação e vitória no processo de concorrência pública (CJ/ 01/ 69), a HP Auto Peças Ltda expandiu suas atividades, contando com 32 veículos para atender parte de uma cidade ainda muito jovem e com um único pólo de atração: o centro.

Cada vez mais consciente de suas responsabilidades e ávida por atender às novas demandas da capital, em 1972, a empresa realizou uma reestruturação interna, incluindo a alteração de sua razão social para HP Transportes Coletivos LTDA.

Em 1976, quando na cidade de Goiânia foi adotado novo sistema de transporte coletivo, baseado no modelo tronco alimentado, a HP investiu na compra de novos ônibus, melhoria de sua garagem e no treinamento de pessoas, com o intuito de atender a essa nova demanda.

Com o desenvolvimento do 1º Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), em 1985, o qual indicou extensão dos corredores, a empresa sofreu novo aumento de frota. Já na década de 90, foi implementado o sistema de bilhetagem automática em todos os ônibus da HP, representando marco importante em inovação tecnológica.

Em 2001, a empresa passou novamente por mudanças, ampliando frota, estrutura física e inovando seu sistema de gestão, como forma de atender ao projeto de reestruturação do transporte coletivo da RMG.

Atualmente, a empresa possui frota patrimonial de 392 veículos sendo 373 ônibus convencionais e 19 micro-ônibus e opera em 138 linhas distribuidas nas regiões sul, sudoeste e centro expandido, de forma compartilhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasília: Seu futuro será mobilidade urbana.

Mobilidade urbana O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), anunciado para a Copa do Mundo de 2014, só deve ficar pronto depois da competição. Quando estiver concluído, o VLT ligará o Aeroporto Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte, em um percurso de 22,6 km, com 25 estações. Principal projeto para melhorar a mobilidade urbana em Brasília para o torneio, a obra fazia parte da Matriz de Responsabilidade, documento assinado pelo governo do Distrito Federal e enviado à Fifa quando a cidade se candidatou como sede de jogos da Copa de 2014. Os trabalhos foram suspensos pela Justiça e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cinco vezes antes da anulação do contrato pela 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, em abril de 2011. A retirada da lista da Matriz de Responsabilidade ocorreu porque atrasos tornaram impossível a conclusão da obra até junho de 2014. A expectativa do Metrô, responsável pelo VLT, é que o veículo, orçado em R$ 1,55 ...

DFTrans agora é Na hora no Shopping Popular de Ceilândia

Na Hora é inaugurado no Shopping Popular de Ceilândia Unidade proporcionará mais conforto à população e movimentará a economia local. Além da inauguração, foram entregues termos de concessão e alvarás de funcionamento a 694 feirantes Foto: Roberto Barroso A população de Ceilândia comemorou, nesta quarta-feira (28), a inauguração do Na Hora no Shopping Popular da cidade. O local, que fica no segundo pavimento, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados de 7h30 as 12h30. São oferecidos serviços de 26 órgãos do governo, como Detran, Caesb, CEB, INSS e Procon. A obra teve investimento de R$ 2 milhões. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, participou do evento, que começou com a apresentação de uma dupla de repentistas da Casa do Cantador. “Nosso objetivo é melhorar o atendimento para a população e para a economia local. O cidadão poderá resolver seus problema...

Multa por estacionamento irregular desafogaria tráfego no centro de Brasília

Se nada for feito, trânsito pode parar entre cinco e dez anos no DF DO R7 A frota do Distrito Federal tem aumento diário de quase 600 automóveis. De acordo com o Detran-DF, 588 carros são emplacados por dia e, até outubro deste ano, o número total de veículos já chegava a 1.391.029. Para o especialista em políticas públicas de transportes e pesquisador da UnB (Universidade de Brasília), Artur Moraes, o crescimento deve continuar e, se nada for feito, entre cinco a dez anos, o trânsito vai parar na capital. Ele diz que não é possível que o trânsito absorva a frota que entra em circulação diariamente. Segundo ele, o problema de Brasília é que devido à deficiência no transporte público as pessoas querem andar de carro, o gestor tenta satisfazer essa vontade, mas não há espaço nas ruas. — Esse modelo não deu certo em nenhum lugar do mundo, não dará em Brasília, e isso só vai ser mudado quando a cidade parar de vez. Hoje a pessoa leva uma hora para chegar ao trabalh...