Escrito por Robério Negreiros
http://roberionegreiros.com.br/RoberioNegreiros_Site01/index.php/2012-06-15-18-40-18/destaques/30-hora-de-mudar-os-transportes-para-melhor

Precariedade. Esta é a palavra que resume melhor o sistema de transporte público da capital. É o resultado de anos de omissão do poder público que permitiu que um grupo de empresários controlasse o serviço (que deveria, desde sempre, ser administrado de maneira eficiente pelo Estado). Pior, não fez investimentos em outros modais e, agora, entrega um metrô de péssima qualidade a população.
Constitui um grupo de trabalho que está avaliando junto à população a qualidade dos serviços prestados pelo sistema público de transporte e posso adiantar que a percepção final do usuário acerca da rede a classifica como detestável. Nenhuma novidade até ai. O alarmante é que o alto número que avalia estes serviços de regular a péssimo á altíssimo. Ai sim: é espantoso.

Os índices sobre o metrô são tão baixos que não chegam à metade da aprovação conquistada em cidades como São Paulo – que está no olho do furacão com problemas quase diários com o sistema – e Rio de Janeiro. Isso, em uma comparação regional. Se ampliarmos para outros países, a análise piora e a avaliação positiva sobre o metrô beira o ridículo.
Sobre os ônibus urbanos a situação é bem pior. A pesquisa já aponta o óbvio: a população é quase unanime em dizer que os serviços são precários. O problema é que, sem muitas opções, mais da metade da população é obrigada a se sujeitar as condições degradantes das verdadeiras latas velhas que circulam pelas cidades do Distrito Federal.
Pelo que parece, este governo quer dar um fim a essa situação indigna a que a nossa população está submetida. E agora é hora de toda a sociedade se unir ao governo nesta empreitada. Os sindicatos precisam descer dos carros de som e vencer as questões meramente de categoria e se juntar a busca de um bem maior, por exemplo.
A Câmara Legislativa também tem a sua responsabilidade no processo e, por isso, criei e sou membro da Comissão Especial de Transporte Público. Nós, deputados distritais, vamos nos somar ao vice-governador, Tadeu Filippelli, e a Secretaria de Transportes na busca de soluções de mobilidade urbana que façam de Brasília uma cidade eficiente, com um trânsito mais civilizado – consequência direta de um sistema de transporte público mais eficiente.
Precariedade, se Deus quiser, será uma palavra do passado. A população do DF merece isso. O governo quer transformar essa realidade. A Câmara vai trabalhar por isso. E, no final, todos nós vamos sair ganhando. Eu acredito nisso. Eu vou trabalhar por isso.
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua participação, mas cuidado com as palavras. Nós apoiamos a livre manifestação, porém bloquearemos cometários ofensivos ou pornográficos.