Reprodução/TV Record Brasília

Em determinado momento, motorista rebola, dança e levanta uma das mãos enquanto dirige
Veículo estava lotado no momento. Passageiros filmaram a cena com celular
Um motorista de ônibus do transporte público do Distrito Federal foi flagrado dançando e rebolando enquanto dirigia o veículo. Ele estava sem o cinto de segurança. As cenas foram filmadas pelo celular de um telespectador da TV Record Brasília.
O passageiro diariamente faz o percurso que vai de Santa Maria ao Gama, regiões administrativas do DF. Neste domingo (17), porém, ele observou que o motorista estava com atitudes inusitadas. Descontraído e ouvindo música alta do próprio celular, ele dançava e rebolava enquanto dirigia o ônibus que estava lotado.
Em determinado momento, ele tira uma das mãos do voltante e fica com ela suspensa. Depois, coloca uma balinha na boca e joga o papel para fora da janela. Inquieto, o motorista mudava a música que tocava no celular a todo o momento.
Ao longo de toda a gravação o condutor comete diversas outras infrações. Ele chega a apoiar apenas o punho para dirigir o ônibus e olha inúmeras vezes para trás ao conversar com alguns passageiros, tirando a atenção que deveria dar ao trânsito.
Pouco depois, este motorista sai e os problemas continuam. É que o homem que o substitui também demonstra bastante imprudência ao volante. Durante a filmagem, ele fica um bom tempo falando ao celular.
Situações assim são flagradas quase que diariamente nas ruas da capital federal. O passageiro Amadeus Morais diz que já perdeu a conta das vezez em que viu um motorista "pendurado" ao celular.
— Vi um motorista numa situação assim. O trânsito ficou bem lento e quando fui ver percebi que ele estava falando ao celular e atrapalhando todo o trânsito, inclusive o ônibus que estava atrás.
Para Edleuza Feliz dos Santos, que tem uma filha especial, a situação não é diferente. Ela relatou que por conta disso o motorista de um ônibus em que elas estavam quase se envovleu em um acidente.
— Vi ele falando com pessoas e ao celular e quase se envolvendo em um acidente por conta disso.
Quem depende do transporte público repudia esse tipo de postura. Irene Gouveia de Freitas, por exemplo, diz que essas condutas colocam em risco a vida de todos.
— É um erro gravíssimo. Pode acontecer um acidente grave, com ele, com os demais veículos e com todos os passageiros.
Brincar ou falar ao celular enquanto se dirige configura infração média pelas leis de trânsito. Se forem pegos nessas situações, os motoristas denunciados podem ter que pagar multa, além de receberem quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O diretor operacional do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal), Ricardo Leite, explicou que além disso eles também correm o risco de receber uma advertência e até mesmo de serem punidos com a demissão.
— O motorista que cometer essa infração pode ser desde meramente advertido até perder o emprego ou ter suspenso o direito de dirigir. Ele é um motorista profissional e está lá para transportar passageiros. Ele não é um mero condutor. A responsabilidade dele é muito maior do que qualquer outro condutor.
As empresas que contratam esses motoristas infratores também estão sujeitas a penalidades por conta da conduta imprudente do trabalhador. Para elas, a multa varia de R$ 270 a R$ 1.080. A recomendação do DFTrans é que as pessoas façam como o passageiro Marcelo Borges, que sempre denuncia as irregularidades que encontra.
— Se eu ver denuncio. Denuncio na hora. Qualquer coisa que eu vejo irregular faço isso, porque para mim é errado mesmo e não pode continuar.
Mas o diretor do DFTrans lembra que essas denúncias precisam ser ricas em informação porque com uma frota de quatro mil ônibus é complicado identificar o motorista imprudente sem alguns detalhes importantes.
— O número de ordem do veículo, que tem dentro, na traseira, na dianteira e nas laterais do ônibus; a placa, o número da linha, local em que isso aconteceu, data e horário, enfim. São informações que por vezes a pessoa deixa de repassar e impede que a gente dê o andamento devido ao processo.
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/motorista-de-onibus-coletivo-danca-e-rebola-enquanto-dirige-no-df-20130218.html
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/motorista-de-onibus-coletivo-danca-e-rebola-enquanto-dirige-no-df-20130218.html
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigado pela sua participação, mas cuidado com as palavras. Nós apoiamos a livre manifestação, porém bloquearemos cometários ofensivos ou pornográficos.